SONHOS Durante a GRAVIDEZ

Curta e Compartilhe!
Tempo de leitura: 3 minutos

É comum ouvir mulheres contarem que que o conteúdo de seus sonhos muram durante a gravidez.

Outras dizem que souberam o sexo do bebê no sonho.

publicidade

E há ainda quem diga que descobriu que estava grávida através de um sonho e depois confirmou com um teste de gravidez de farmácia.

Independentemente do conteúdo do sonho, o ponto comum é que estas mulheres lembram de seus sonhos. E lembram mais do que a média do que as pessoas não grávidas. Afinal, lembrar do sonho nem sempre é tão fácil.

Por que a grávida lembra mais facilmente se de seus sonhos?

Curiosamente, durante o segundo e terceiro trimestres, a gestante tem menos tempo de sono REM (Rapid Eye Moviment), o ciclo em que a maioria dos sonhos ocorre. Como, então, todas essas lembranças de sonhos frequentes?

Sabe-se que durante a gestação, a mulher tem que lidar com alguns sintomas que a fazem acordar à noite, como a azia, dor nas costa, síndrome das pernas inquietas e a vontade de fazer xixi. Leia sobre o sinais e sintomas precoces da gravidez.

sonhos durante a gravidez

Provavelmente o fato de estar interrompendo o sono na fase REM, quando se está sonhando, pode tornar mais fácil lembrar dos sonhos.

Também pode ser, em parte, porque, na gravidez, a mulher está emocionalmente mais sensível e isso faz com que os sonhos pareçam mais intensos.

Se está difícil dormir, veja estas dicas para uma grávida dormir melhor e também sobre insônia.

Leia sobre alimentação saudável na gravidez.

Leia sobre os alimentos que devem ser evitados durante a gravidez.

Mas o que podem significar os sonhos durante a gravidez?

Além de lembrar mais dos sonhos, também é comum que estes fiquem “esquisitos”, sem pé nem cabeça.

A explicação para essa esquisitice são as emoções e os hormônios.

Alguns temas são comuns e podem ter um significado mais específico, conforme dizem muitos psicólogos.

Temas mais comuns e seus significados:

Sonhar que está cuidando de filhotes: durante o segundo trimestre, muitas mulheres grávidas sonham com animais.

  • Animais fofinhos ou filhotes provavelmente significa que a mulher está em harmonia com seus instintos maternais de cuidar.
  • Animais ameaçadores, por outro lado, podem representar um sentimento ambivalente sobre o novo estranho ser que está para chegar.

Sonhar que tem um encontro sexy: muitas futuras mães ficam preocupadas com as mudanças que podem acontecer no seu corpo após a gestação e nas consequências em sua vida sexual, enquanto muitas outras se sentem mais sexualmente estimuladas do que nunca. Ambos os sentimentos são frequentemente refletidos nos sonhos.

– Sonhar que o companheiro está se afastando: este tipo de sonho pode sinalizar insegurança no relacionamento em um momento de grande mudança. A gravidez é uma fase da vida cheia de incertezas e medos e mulher precisa do apoio das pessoas ao seu redor, especialmente do seu parceiro. Temer sua perda é uma reação emocional comum.

publicidade

– Sonhar que deixou o bebê cair ou o esqueceram em algum lugar: nesses casos, o sonho está relacionado ao medo da responsabilidade da chegada do bebê.

– Sonhar que está caindo, fugindo ou está presa em uma sala: possivelmente esse tipo de sonho reflete a preocupação com a perda de liberdade, pois a vida com certeza mudará.

Não tenha medo dos sonhos, refita sobre eles, mas não acredite que predizem o futuro. E, se puder, divirta-se com eles.

Saiba mais e não tenha medo de ter relações sexuais durante a gravidez.

Referências

publicidade

Veja também:

data-matched-content-ui-type="image_sidebyside" data-matched-content-rows-num="3" data-matched-content-columns-num="3" data-ad-format="autorelaxed">