DIETAS para EMAGRECER: 5 Razões para Evitar Dietas de Moda

publicidade

…a grande questão é: estas dietas funcionam?

A maioria leva a uma perda de peso rápida – às vezes dramática -, mas, na maioria dos casos, as gordurinhas voltam, ou até aumentam, ao cessar a dieta.

publicidade

Mais preocupante, muitas dietas de moda são baseadas em ciência duvidosa ou nenhuma pesquisa, prescrevendo práticas alimentares que não são saudáveis ​​e podem fazer a pessoa ficar doente.

Cinco razões para evitar dietas de moda

Muitas dietas prometem ajudar a perder peso rapidamente.

Muitas vezes, essas dietas apenas se concentram em resultados de curto prazo, então, após a dieta, o peso anterior volta.

1. Algumas dietas podem fazer a pessoa ficar doente

Muitas dietas, especialmente as que prometem resultados dramáticos, são orientadas para reduzir drasticamente o número de calorias que a pessoa consome.

Elas são nutricionalmente desequilibradas e podem levar ao prejuízo da saúde no longo prazo.

2. Excluir alimentos é perigosoperder peso

Algumas dietas recomendam cortar certos alimentos, como carne, peixe, trigo ou produtos lácteos.

Cortar determinados grupos de alimentos pode impedir que a pessoa obtenha os nutrientes e vitaminas importantes que o corpo precisa para funcionar corretamente, o que pode levar a doenças por carência de nutrientes, como anemia, por exemplo.

3. As dietas com baixo teor de carboidratos podem ser carregadas em gordura

Algumas dietas, como a dieta Atkins, prescrevem a restrição de carboidratos (por exemplo, macarrão, pão e arroz), que são uma importante fonte de energia.

Embora a pessoa possa perder peso nesses tipos de dietas, muitas vezes elas são ricas em proteínas e gorduras, o que pode ser prejudicial.

Uma dieta rica em proteína sobrecarrega os rins que filtram o sangue.

Muitas gorduras saturadas podem aumentar o colesterol e o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

As dietas com baixo teor de carboidratos também podem causar efeitos colaterais, como mau hálito, dores de cabeça e constipação.

4. As dietas de desintoxicação não funcionam

As dietas de desintoxicação são baseadas na ideia de que as toxinas se acumulam no corpo e podem ser removidas comendo, ou não comendo, certas coisas.

No entanto, não há evidências de que as toxinas se acumulem em nossos corpos. Se o fizessem, nos sentiremos muito doentes.

As dietas de desintoxicação podem levar à perda de peso porque envolvem a restrição de calorias, cortando certos alimentos, como trigo ou produtos lácteos, e comendo uma gama muito limitada de alimentos.

As dietas detox não funcionam. Elas são, de fato, uma forma de jejum modificado.

5. A sopa de repolho, o grupo sanguíneo e outras dietas de moda são muitas vezes extravagantes

Algumas dietas de moda são baseadas em comer um único alimento ou refeição, como sopa de repolho ou alimentos crus.

Outros fazem propostas estranhas, como encorajar as pessoas a cortar certos alimentos de sua dieta com base no seu tipo de sangue.

Muitas vezes, há pouca ou nenhuma evidência para respaldar essas propostas, e pode ser difícil manter no longo prazo.

Se forem seguidas por longos períodos, essas dietas podem ser muito desequilibradas e ruins para a saúde.

Perder peso da maneira saudável

Ganha-se peso quando a quantidade de calorias consumidas excede a quantidade de calorias queimadas através de atividades diárias normais e exercício: é pura matemática!

A maioria dos adultos precisa comer menos e ficar mais ativa .

A única maneira de perder peso de forma saudável é fazer mudanças permanentes na forma como a pessoa come e faz exercício físico.

Algumas pequenas alterações, como comer menos e escolher bebidas com níveis reduzidos (ou ausentes) de gordura, açúcar e álcool, podem ajudar a perder peso.

Há também muitas maneiras de fazer atividade física, como usar a escada ao invés do elevado, por exemplo.

Um homem comum precisa de cerca de 2.500 calorias por dia e uma mulher média de cerca de 2.000 calorias para manter o mesmo peso.

Seis maneiras de emagrecer de modo saudável

Aqui estão seis coisas simples que a pessoa pode fazer para comer de forma saudável e perder peso.perder peso

  • Para reduzir a quantidade de gordura que a pessoa come, ela pode cortar a gordura da carne, beber leite desnatado ou semi-desnatado em vez de integral e substituir o creme de leite por iogurte com baixo teor de gordura.
  • Comer alimentos integrais, como pão integral, arroz integral e macarrão. Eles são digeridos mais lentamente do que as variedades brancas, então a pessoa irá saciedade por mais tempo.
  • Não perder o café da manhã. Um café da manhã saudável dará a energia necessária para começar o dia, e há provas de que as pessoas que tomam o café da manhã regularmente têm menos probabilidades de ter excesso de peso.
  • Comer pelo menos cinco porções de uma variedade de frutas e vegetais por dia.
  • Tomar uma bebida, como um copo de água ou uma xícara de chá, ao invés de fazer um lanche ou petiscar. Muitas vezes, o que parece fome é muito mais sede.
  • Trocar bebidas com elevada quantidade de calorias por alternativas com calorias reduzidas – isso significa bebidas que contêm menos gordura, açúcares e álcool. Trocar uma bebida açucarada por água gelada com uma fatia de limão. Não esquecer de que o álcool é rico em calorias, portanto, reduzir o álcool pode ajudar a controlar o peso.

Exercício e perda de pesoperder peso

A atividade física regular não só ajudará a perder peso, mas também pode reduzir o risco de desenvolver uma doença grave.

A quantidade de atividade física recomendada depende da idade.

A atividade deve ser orientada por um educador físico.

Pessoas acima dos 30 anos ou com histórico familiar de doença cardíaca devem passar por exame médico antes de iniciar a atividade física.

A atividade física mais simples, de menor custo e que apresenta excelentes resultado sé a corrida e até mesmo a caminhada.

Mais sobre corrida

Sobre o tema “corrida”. temos quatro outros artigos: CORRER OU CAMINHAR: Qual Emagrece Mais?CORRIDA: Como Começar a Correr? Caminhando!CORRIDA: Como Começar a Correr? Agora vai! e CORRIDA: Treino e Planilha Iniciantes – Rua / Esteira; além de um texto sobre o tênis apropriado: Tipos de Pisada e Tênis para Corrida.

E não poderia deixar de haver sobre alimentação para quem corre: OS 14 MELHORES Alimentos para CorredoresO QUE COMER Antes de Correr, ALIMENTAÇÃO: 6 Regras para Quem Vai Correr, 10 LANCHES Pré-Treino de Corrida e O QUE COMER Antes de Correr.

E quem corre deve estar bem hidratado: HIDRATAR o Corpo: Água e Saúde.

Referências

Voltar para a página inicial

DIETAS para EMAGRECER: 5 Razões para Evitar Dietas de Moda
5 (100%) 1 vote

___

Veja também: