Os esteróides anabolizantes são substâncias sintéticas semelhantes ao hormônio masculino testosterona.

Esteroides anabolizantes: efeitos bons e ruins no corpo

Tempo de leitura estimado: 7 minutos
Print Friendly, PDF & Email

Os esteroides anabolizantes são derivados sintéticos do hormônio  testosterona. A testosterona tem efeitos anabolizantes e efeitos androgênicos.

Durante a puberdade, o aumento dos níveis de testosterona é responsável pelo desenvolvimento de características masculinas, como crescimento de barba e pelos no corpo, voz grave, desejo sexual e aumento de massa muscular.

Nas mulheres, a testosterona é responsável por várias funções, principalmente promovendo a densidade óssea e a libido.

O termo apropriado para esses compostos sintéticos é esteroides anabolizantes androgênicos. “Anabolizante” refere-se à construção muscular e “androgênico” refere-se ao estímulo das características do sexo masculino.

Quando foram criados os esteroides anabolizantes?

A testosterona foi sintetizada pela primeira vez na Alemanha em 1935 e era usada clinicamente para tratar a depressão, além casos de atrofias musculares e hipogonadismo (quando os testículos não produzem testosterona suficiente).

Atletas profissionais começaram a fazer uso indevido de esteroides anabolizantes durante as Olimpíadas de 1954, quando levantadores de peso russos receberam testosterona. Na década de 1980, o uso de esteroides anabolizantes começou a se estender à população em geral e os homens jovens começaram a usar essas substâncias, às vezes para melhorar o desempenho atlético, mas na maioria dos casos para melhorar a aparência pessoal.

Atualmente, a maioria dos usuários de esteroides anabolizantes são não atletas do sexo masculino que buscam melhorar sua aparência através da construção de músculos.

As doses tomadas de esteroides anabolizantes usados de forma ilegal é 10 a 100 vezes maior que as doses prescritas para tratar condições médicas.

Quais são os efeitos positivos dos esteroides? Para quê servem?

Os principais benefícios potenciais associados aos esteroides anabolizantes são os seguintes:

  • Aumentos Do tecido muscular devido ao aumento da síntese protéica
  • Diminuição da porcentagem de gordura corporal
  • Aumento da força e potência muscular
  • Recuperação aprimorada de treinos e lesões
  • Densidade mineral óssea melhorada
  • Melhor resistência muscular
  • Aumento da produção de glóbulos vermelhos

Os esteroides anabolizantes são medicamentos para tratar problemas como puberdade tardia e situações de deficiência de testosterona. Também podem tratar doenças que causam perda muscular, como câncer e AIDS. Mas alguns atletas e fisiculturistas fazem uso indevido dessas drogas na tentativa de aumentar o desempenho ou melhorar sua aparência física.

O que É asma: causas, sintomas e tratamento

Por que essas drogas são tão atraentes para os atletas?

O aumento da massa muscular pode promover força, o que pode melhorar o desempenho em certos tipos de esportes. Mais benefícios são vistos em esportes que dependem da força (levantamento de peso, arremesso de peso, futebol) do que em esportes que exigem velocidade, agilidade, flexibilidade e/ou resistência.

Além de hipertrofiar os músculos, os esteroides anabolizantes podem ajudar os atletas a se recuperarem de um treino difícil de forma mais rápida, reduzindo o dano muscular que ocorre durante a sessão.

Além disso, alguns atletas podem gostar da sensação de maior agressividade que sentem quando tomam essas drogas.

Como os esteroides anabolizantes são usados?

Alguns são administrados por via oral, outros são injetados por via intramuscular e outros ainda são fornecidos em géis ou cremes aplicados na pele.

Muitos usuários começam com a forma oral e depois passam para as formas injetáveis, já que esta causa menos danos ao fígado. No entanto, os esteroides orais são eliminados mais rapidamente do corpo, muitas vezes tornando esta a rota preferida para usuários preocupados com o teste de drogas (antidoping).

Alguns atletas e outros que abusam destas substâncias acreditam que podem evitar efeitos colaterais indesejados ou maximizar os efeitos das drogas, usando-as de maneiras que incluem:

  • Ciclagem: tomar doses por um período de tempo, parar por um tempo e depois reiniciar
  • Empilhamento: combinar dois ou mais tipos diferentes de esteroides
  • Pirâmide: aumentar lentamente a dose ou a frequência de uso, atingindo uma quantidade máxima e, em seguida, diminuir gradualmente
  • Platô – alternar, sobrepor ou substituir por outro esteroide para evitar o desenvolvimento de tolerância

Não há evidências científicas de que qualquer uma dessas práticas reduza as consequências médicas prejudiciais desses medicamentos.Esteroides anabolizantes: efeitos bons e ruins no corpo

Quais os problemas causados pelos anabolizantes?

Diversos efeitos colaterais podem ocorrer, variando de efeitos leves a outros que são prejudiciais ou mesmo fatais. A maioria é reversível se o usuário parar de tomar os medicamentos. No entanto, outros podem ser permanentes ou semipermanentes.

Os efeitos adversos graves e com risco de vida podem ser subnotificados, especialmente porque podem ocorrer muitos anos depois. Um estudo com animais descobriu que a exposição de camundongos machos por um quinto de sua vida a doses de esteroides comparáveis ​​às tomadas por atletas humanos causou uma alta frequência de mortes prematuras.

O uso injetável, como de qualquer outra droga, pode aumentar o risco de contrair HIV ou hepatite C.

Os efeitos principais são no cérebro e no corpo.

Efeitos no cérebro

Os esteroides anabolizantes funcionam de forma diferente de outras drogas ilícitas. Eles não têm os mesmos efeitos de curto prazo no cérebro.

A diferença mais importante é que os esteroides não ativam diretamente o sistema de recompensa para causar um “barato”; eles também não provocam aumentos rápidos na dopamina, substância química cerebral, o que reforça a maioria dos outros tipos de comportamento de consumo de drogas.

No entanto, o abuso prolongado de esteroides anabolizantes pode atuar em algumas das mesmas vias cerebrais e produtos químicos – incluindo dopamina, serotonina e sistemas opioides – que são afetados por outras drogas.

Isso pode resultar em um efeito significativo sobre o humor e comportamento.

O que É asma: causas, sintomas e tratamento

O abuso pode levar a problemas mentais, tais como:

  • Ciúmes paranoicos (extremos, não razoáveis)
  • Extrema irritabilidade
  • Delírios – falsas opiniões ou ideias
  • julgamento prejudicado
  • Podem ocorrer também mudanças de humor extremas, incluindo depressão, euforia e raiva que pode levar à violência

Efeitos no corpo

Além dos efeitos mentais, o uso de esteroides comumente causa efeitos no corpo. Há efeitos comuns a homens e mulheres e efeitos que são diferentes para cada um.

Alguns efeitos podem levar a problemas de saúde graves, até mesmo permanentes.

Nos homens:

  • Redução da contagem de espermatozoides
  • Redução no tamanho dos testículos
  • Infertilidade
  • Impotência
  • Aumento da próstata e risco de câncer de próstata
  • Aumento do risco de câncer testicular
  • Aumento do tecido mamário (ginecomastia)

Algumas dessas mudanças físicas, como a redução dos órgãos sexuais nos homens, podem aumentar os efeitos colaterais mentais, como distúrbios de humor.

Esteroides anabolizantes: efeitos bons e ruins no corpo
Acne e ginecomastia (tecido mamaário)

Nas mulheres:

  • Aumento nos pelos do corpo
  • Tornam a pele áspera
  • Diminuição do tamanho das mamas
  • Aumento do tamanho do clitóris
  • Irregularidade no ciclo menstrual
  • Engrossam o tom da voz

Tanto em homens como em mulheres, podem causar:

  • Aumento da pressão arterial, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, mesmo em jovens
  • Níveis mais altos de colesterol ruim (LDL) e níveis mais baixos de colesterol bom (HDL)
  • Aumento do risco de coágulos sanguíneos
  • Pele oleosa, seborreia, acne e perda de cabelo no padrão masculino (leia sobre calvície masculina)
  • Infecções cutâneas que podem se tornar graves se o medicamento injetado estiver contaminado com bactérias
  • Aumento do risco de tendinite e ruptura do tendão
  • Danos na função renal
  • Danos na função hepática e possivelmente câncer de fígado.
  • Peliose hepática, uma doença rara na qual cistos cheios de sangue se formam no fígado. Os cistos podem romper, causando hemorragia interna e até mesmo a morte em casos raros

A chance de problemas no fígado é maior quando os esteroides são tomados por via oral.

Os adolescentes que tomam esteroides anabolizantes ilegais estão em risco para os mesmos problemas que os adultos que os utilizam. Além disso, o crescimento ósseo nos adolescentes pode parar antes que ele seja completado e o adolescente pode não alcançar a altura total dos adultos de sua família.

O uso contínuo destes pode levar à tolerância e pode até fazer com que o corpo pare de produzir sua própria testosterona. As pessoas que usam esteroides anabolizantes de forma rotineira podem ter sintomas de abstinência quando param de tomá-los.

Os efeitos colaterais surgem logo nas primeiras aplicações?

Alguns efeitos colaterais podem surgir nas primeiras aplicações e outros se desenvolvem com o uso contínuo mais prolongado.

Os efeitos colaterais mais precoces são as mudanças na pele, como acne e seborreia. O aumento da pressão arterial também pode acontecer logo no início.

Quanto tempo um esteroide anabolizante fica no organismo?

O tempo vai variar conforme o peso da pessoa, o produto e via de administração. A via oral costuma ser a eliminação mais rápida e a intramuscular a mais lenta.

Quanto tempo será detectável?

  • Se tomados por via oral, os esteróides podem aparecer em um teste de urina por até 2 meses, como a oximetalona.
  • Se injetados, os esteróides podem aparecer por até 18 meses, como o decanoato de nandrolona.

Mas isso é um tempo médio que pode variar para cada pessoa.

Os esteroides anabolizantes causam dependência?

Mesmo que os esteroides anabolizantes não causem o mesmo “barato” que outras drogas, eles podem levar ao vício.

Estudos com animais demonstraram que estes se auto-administrarão esteroides quando tiverem a chance, tal como fazem com outras drogas viciantes.

As pessoas podem continuar a abusar de esteroides, apesar de problemas físicos, altos custos para comprar e efeitos negativos em seus relacionamentos. Esses comportamentos refletem o potencial de causar dependência dos esteroides anabolizantes.

O que É asma: causas, sintomas e tratamento

Pesquisa mostram ainda que alguns usuários de esteroides recorrem a outras drogas, como opioides, para reduzir os problemas de sono e irritabilidade causados ​​pelos anabolizantes.

Existe uma dosagem segura?

Embora doses menores e bem calculadas possam ser significativamente mais seguras do que doses não controladas associadas ao abuso, nenhum estudo comparou a segurança de diferentes doses de esteróides.

A testosterona sintética também é usada para tratar indivíduos com baixo nível de testosterona, o que é conhecido como terapia de reposição de testosterona (TRT). A TRT é geralmente segura para homens com baixos níveis de testosterona quando administrada por um profissional médico.

Independentemente da dose, tomar esteroides anabolizantes sempre apresenta um nível de risco associado.

As pessoas respondem de maneira diferente devido às variações na composição genética. Portanto, é difícil saber exatamente como cada corpo reagirá.

Como tratar a dependência aos esteroides anabolizantes?

Ainda não há um protocolo bem definido, mas uma combinação de terapia comportamental e medicamentos pode ser útil.

Em certos casos de dependência, os pacientes tomam medicamentos para ajudar a tratar os sintomas de abstinência. Por exemplo, antidepressivos para tratar a depressão e analgésicos para dores de cabeça e dores musculares e articulares. Outros medicamentos podem ser utilizados para ajudar a restaurar o controle hormonal do paciente.

Quais são os sintomas de abstinência?

Pessoas viciadas em esteroides anabolizantes podem sofrer abstinência se pararem de tomar a droga repentinamente ou reduzirem rapidamente a dosagem. Isso acontece por causa do desequilíbrio hormonal causado pelo abuso de esteroides.

Os esteroides imitam o hormônio sexual masculino testosterona. Os corpos dos usuários de esteroides se acostumam a ter um nível elevado de testosterona, e isto reduz a capacidade do corpo de produzir testosterona por conta própria.

Os sintomas de abstinência de esteroides são resultado de baixos níveis de testosterona natural no corpo. Esses sintomas persistem até que o corpo possa restaurar sua produção normal de testosterona.

Os sintomas de abstinência incluem:

  • Mudanças de humor
  • Fadiga
  • Inquietação
  • Perda de apetite
  • Problemas de sono
  • Diminuição do desejo sexual
  • Ânsia por esteroides anabolizantes
  • Um dos sintomas de abstinência mais grave é a depressão, o que às vezes pode levar a tentativas de suicídioEsteroides anabolizantes: efeitos bons e ruins no corpo

Quanto tempo dura a retirada do vício em usar esteroides anabolizantes?

A duração dos sintomas de abstinência de esteroides varia de usuário para usuário. Muitos fatores influenciam o tempo e a gravidade dos sintomas de abstinência, como

  • Há quanto tempo a pessoa usa esteroides anabolizantes
  • A dose média regular
  • Com que frequência ela tomou o medicamento
  • Se ela combinaram esteroides anabolizantes com álcool ou outras drogas
  • A saúde mental, histórico médico da pessoa, sexo e peso corporal
  • Como ela administrou os esteroides anabolizantes

Os sintomas de abstinência podem durar de vários dias a duas semanas.

Embora os sintomas da abstinência de esteroides sejam desconfortáveis, há muito pouco risco de lesões graves ou morte ao interromper o uso. A interrupção do uso pode prevenir alguns dos principais efeitos colaterais que podem ocorrer.

Aqueles que estão saindo dos esteroides repentinamente devem ser cuidadosamente monitorados quanto a comportamento suicida. Pessoas com histórico de depressão devem considerar a internação em reabilitação para tratamento, onde os médicos podem prescrever medicamentos para diminuir os sintomas de abstinência.

O que É asma: causas, sintomas e tratamento

Referências

O que É asma: causas, sintomas e tratamento